Chico Mendes e Berta Cáceres

Chão de Praça – Carlos Augusto Corrêa. DESDE BRASIL, RIO DE JANEIRO

soaw.jpg

Hoje acordei sem pensar no canário pousando no parapeito da janela nem em minha gata batendo a pata à espera de ração. Pensei, senhores, em Chico Mendes, sobretudo no orgulho que dá quando dele me recordo. Afinal, como ambientalista combativo, sempre esteve em favor dos seringueiros nativos batendo-se por causas sociais maiores.
Ontem, antes de dormir, entrei na página de uma importante poeta panamenha contemporânea, a Lucy Cristina Chao, e vi um vídeo logo no início sobre outra grande ambientalista, Berta Cáceres, cuja atuação os novíssimos precisam de conhecer. Por isso é que aproveito o meu pensamento inicial em Chico e faço referência a ela nesta coluna, desde já, sempre aberta ao que é libertário. Eu e tantos outros veteranos já conhecíamos sobre sua biografia corajosa. Acontece que há uma parcela que desconhece a luta dessa hondurenha ambientalista que se bateu junto ao povo lenca, um grupo indígena com sua própria língua e que habita parte do território de Honduras.
Como Chico Mendes, sofreu ela várias ameaças de morte até que numa delas conseguiram assassiná-la em sua residência em 2016. Berta foi uma ativista desde o início de sua mocidade. Empenhou-se contra a extração ilegal da madeira, contra a plantação em que se usavam escravos. Disse não à presença de bases militares no território lenca. Só pra terem uma ideia da atualidade de sua atuação, ela apoiou o movimento feminista bem como os direitos da população LGBT. Os mais novos leitores vão perceber no fundo alguns pontos comuns da luta entre Chico e Berta. Ambos dirigiram a atenção sobre um segmento social pisado na sociedade, ambos tiveram reconhecimento nacional e internacional e despertaram o rancor e a inveja dos que cobiçam a terra e o lucro desmedido.
Fiquei satisfeito de ter pensado cedinho no Chico Mendes. Mais ainda por ter ido à página da poeta Lucy Cristina Chao e encontrado boas referências sobre a obra social e comprometida de Berta Cáceres. Militante maior, ela também se envolveu pessoalmente nesse projeto. Claro. A luta de Berta, tendo sido inteira em seus propósitos como a de Chico, não pode jamais estar dissociada de sua biografia.

Last modification date: March 15, 2017, 1:01 a.m.